quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Imagine (John Lennon)

Du'a apaixonou-se. Entre mortes e raptos, destruição e caos, encontrou alguém com quem partilhar os seus medos, alguém com quem podia esquecer o mundo em que vivia. Passou dias a trocar olhares, a marcar encontros secretos, a fugir dos pais. Dias em que esquecia o perigo para durante alguns segundos poder estar com ele, dar-lhe a mão, pensar num futuro juntos.
Bahzan era uma cidade pequena, perto de Mossul, onde as diferenças étnicas e religiosas definiam toda a sociedade. Depressa se descobriu que Du'a se encontrava às escondidas com um rapaz sunita. Proibida pela família de continuar a encontrar-se com um rapaz muçulmano, Du'a fugiu de casa e procurou ajuda na casa de um líder tribal sunita, onde permaneceria durante a noite.
No dia seguinte, um grupo de homens enfurecidos vasculhou a cidade em busca de Du'a. Quando a encontraram, arrastaram-na para a rua e apedrejaram-na. A cada golpe que sofria, Du'a gritava e suplicava por ajuda. Olhava para aqueles que, aos poucos, a matavam e reconheceu familiares seus. Entre a multidão, alguém gritava por ela, tentando-se libertar dos braços que o agarravam e o impediam de a salvar. As lágrimas caiam nos rostos de ambos, enquanto à volta uma multidão assistia à lenta morte de Du'a sem nada fazer. Muitos acenavam a cabeça. Acusavam-na de trair a sua comunidade, de querer se converter ao Islamismo.
Aguentou os golpes até ao limite do seu frágil corpo, agarrando-se a um amor perdido, a uma raiva contra aqueles que a impediam de continuar a viver. Envergonhada, humilhada, revoltada, Du'a fechou os olhos, ouviu por uma última vez os gritos daquele que se debatia para a ir salvar e desistiu. Tinha 17 anos.

1 comentário:

Helder Antunes disse...

Ah pois é... domingo já aí estou yeesss....

Finalmente vai voltar as ramboias no meu quarto, vai voltar as longas horas de conversa a porta da resi a fumar os nossos cigarritos, vai voltar as bebedeiras...

Finalmente vai voltar a boa alegria e a boa desposição à minha vida...


Finalmente vou ter mais alegria na minha vida...

yyyuuuuppppppppiiiiiiiiii